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quarta-feira, 23 de junho de 2010

Anotação de Partidas

Notação Algébrica.

A Notação Algébrica, considera o Tabuleiro de Xadrez formado por oito FILAS numeradas de 1 a 8 e oito COLUNAS identificadas de a até h. Repare que para o jogador de Negras, o tabuleiro é alfanumerado ao contrário, ou seja, de trás para diante. Isto porque na anotação algébrica, o tabuleiro é visto sempre, do ponto de vista das Brancas.

A princípio, pode parecer mais complicado quando o jogador está com as Negras e é obrigado a contar inversamente, porém, com a prática, terá mais facilidade de compreender a partida e a anotação.

Também do ponto de vista pedagógico é mais importante, por fazer com que a criança que aprende Xadrez, exercite o raciocínio contando tanto para diante, como para trás, favorecendo assim, o desenvolvimento do raciocínio e a construção mais sólida do conhecimento.

Para anotar uma partida, cada jogador anota o seu lance e o do adversário, ficando no final, os dois jogadores com a partida inteiramente anotada. O papel impresso onde se anota a partida, chama-se PLANILHA. A planilha, é a súmula do jogo na competição de Xadrez.

Por isto, a Federação Internacional de Xadrez (FIDE), determinou que toda partida de Xadrez, deve ser anotada pelo Sistema Algébrico.

Para anotar o lance:

A - Lance normal: 1º - Anota-se com letra maiúscula, a inicial da Peça que foi movida; 2º - Em seguida, com letra minúscula, a casa para onde a peça moveu. Importante: A casa é identificada escrevendo-se primeiro, com letra minúscula, a Coluna correspondente da casa; a seguir o número correspondente da Fila a que pertence a casa de destino da peça.

B - Lance de Captura: 1º - Anota-se a inicial da Peça que moveu; 2º - Anota-se a seguir, um X que é o sinal de captura de peça; 3º - Anota-se finalmente, a casa da Peça Capturada; Obs.: Não é necessário anotar o nome da peça capturada, basta identificar corretamente, a casa onde estava a peça capturada. Obs.: Quando a peça movida for Peão, não é necessário escrever a inicial da Peça. Assim, todas as vezes que um lance for anotado sem a inicial maiúscula, já se sabe que foi lance de Peão.

C - Lance de Promoção: 1º - Anota-se normalmente, o movimento do Peão até a última Fila por avanço simples na Coluna, ou por captura de peça na Diagonal. Após o lance anotado, anota-se um sinal de igualdade e a inicial maiúscula da nova peça por promoção. Ex.: c8=D ou cxd8=T No primeiro caso, o Peão que estava em c7 avançou para c8 e foi promovido a Dama; no segundo caso, o Peão que estava em c7, capturou uma peça (Cavalo p. ex.) em d8 e foi promovido a Torre. Em ambos os casos, vale recordar, a promoção é de livre escolha do jogador que promoveu a peça.


D - Lance de captura "en passant": 1º - Anota-se o lance de captura normalmente, como se o Peão adversário tivesse movido apenas uma casa. A seguir, anota-se as iniciais e.p. Ex. : O jogador de Brancas, avança com o Peão de b2 para a casa b4 ultrapassando a casa b3, atacada pelo Peão Negro colocado em c4. O jogador de Negras, usando o direito de tomar "en passant", captura o Peão em b4 retirando-o do tabuleiro e coloca o seu Peão de c4, em b3. Anota o lance da seguinte maneira: cxb3 e.p. Note Bem: Somente Peão pode capturar "en passant". Atenção: Normalmente, anota-se a partida de forma abreviada como explicado acima, pois, a anotação completa torna-se impraticável no decorrer das partidas, onde o fator tempo é de suma importância. Só por curiosidade, vejamos como ficariam os lances descritos acima: c8=D e cxd8=T , seriam anotados de forma completa como segue: c7c8=D e c7xCd8=T.

Outro exemplo:

Vejamos como ficaria uma partida anotada nas duas formas descritas (abreviada e completa), nos 4 primeiros lances:
ABREVIADA
COMPLETA
Brancas, Negras Brancas, Negras
1 - e4, e5 1 1 - e2e4, e7e5
2 - Cf3, Cc6 2 - Cg1f3, Cb8c6



NOTA: Primeiro, anota-se o nº do lance. Depois do número, anota-se o lance das Brancas. Após a vírgula, anota-se o lance das Negras Não havendo planilha, ou simplesmente desejando anotar (ou copiar) a partida para futuros estudos, pode-se adotar uma das seguintes formas:

a. Linear: 1-e4,e5; 2-Cf3,Cc6; 3-Bb5,Bc5; 4-Bxc6,dxc6; 5-d3,Cf6; b.

Em Coluna:
1-e4,e5;
2-Cf3,Cc6;
3-Bb5,Bc5;
4-Bxc6,dxc6;
5-d3,Cf6;

Sinais Convencionais: Existem diversos sinais utilizados durante as partidas ou em anotações de partidas, com o objetivo de apontar determinado aspecto específico do lance ou de uma série de lances. Vejamos os mais usados:

Captura x
Xeque +
Xeque Mate ++
Lance Bom !
Lance Muito Bom !!
Lance Ruim ?
Lance Muito Ruim ??
Roque Pequeno 0-0
Roque Grande 0-0-0
"en passant" e.p
Empate (Tablas) =
Abandona a partida Abd. (Reconhece a derrota)

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