x

sexta-feira, 25 de junho de 2010

Tática no Xadrez

Tática

É a jogada que tem por intuito principal o ganho material no jogo, podendo ou não ser acompanhada do sacrifício de uma peça. A tática ocorre através de um ataque bidentado a duas peças desprotegidas, de modo que o oponente não pode evitar a perda de uma delas. Existem muitas outras definições teóricas mas, basicamente a tática se aproveita das seguintes situações: Um Rei desprotegido, Peças mal protegidas ou Rei afogado (que nada mais é do que a impossibilidade de movimentação do rei), As Táticas são combinações de jogadas que envolvem oportunidades imediatas que podem aparecer no decorrer do jogo, sempre visando que o objetivo principal é capturar o Rei do oponente.

O termo "Garfo" utilizado no xadrez é uma tática extremamente simples que consiste em realizar um ataque duplo a duas peças desprotegidas, ou ao Rei e uma outra peça qualquer, e o tipo de jogada mais vista e utilizada por enxadristas. A "cravada" ou como alguns autores denominam "pregadura", também é outro exemplo de tática que consiste em impedir o movimento de peças do oponente, podendo ser de qualquer valor, tanto peões quanto a propria rainha.

Entretanto há varios outros tipos de táticas que podem ser utilizadas, mais isso fica a quesito do enxadrista, que pode usa-los a qualquer momento no decorrer da partida, tanto no começo quanto no fim. É sempre bom utilizar um bom livro e jogar muito para a cada dia, você iniciante possa melhorar cada vez mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário